Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
Plataforma de participação dos cidadãos
Equidade intergeracional

Partilhe a sua opinião e tenha impacto na elaboração de políticas

Como criar, em conjunto, um futuro mais justo?

Por que razão devo participar neste debate?

Equidade intergeracional: o que está em causa?

Independentemente da idade, todos temos interesse naquilo que o futuro nos reserva e em como queremos que ele seja. O mesmo se aplica às gerações futuras — as que ainda não nasceram.

Para assegurar que tanto os direitos das gerações atuais como os das gerações vindouras são respeitados, gostaríamos de recolher contributos de todas as faixas etárias e partes interessadas, a fim de gerar um diálogo intergeracional construtivo.

Em 2025, trabalharemos em conjunto de fevereiro a novembro para conceber uma estratégia que reflita as necessidades de todas as gerações — a sua voz é importante em todos os momentos.

Além disso, consulte os eventos sobre equidade intergeracional e acrescente os que faltarem. Queremos garantir-lhe, a si e a todos os outros cidadãos, que encontram os debates e as atividades que lhes podem interessar, e em que possam participar, na Europa e no resto do mundo. 

Partilhe os seus eventos

Calendário

De fevereiro a novembro de 2025, iremos conceber a estratégia em conjunto consigo.

  1. fevereiro — abril
    Delimitação do âmbito

    O que se entende por equidade intergeracional? Que iniciativas já existem?

  2. junho — julho
    Definição de uma visão

    Como a imaginamos? Com que propósito?

  3. agosto — outubro
    Ideias estratégicas

    Quais são as ideias, os valores, as necessidades e as ações principais?

  4. outubro — novembro
    Cocriação da estratégia

    Onde se pretende chegar? Que caminhos devemos seguir?

Delimitação do âmbito: síntese das perspetivas e das ideias

Estamos entusiasmados com os progressos realizados na fase de delimitação do âmbito, na qual identificámos as causas profundas de várias questões relacionadas com a equidade intergeracional, que se revestem de uma importância crescente, juntamente com os atuais domínios de ação. As conclusões da fase de delimitação do âmbito, bem como a análise dos contributos nela incorporados, podem ser consultadas na secção «Documentos» abaixo.

Definição de uma visão: um futuro justo do ponto de vista intergeracional

Na fase da visão, convidámo-lo a imaginar como seria um futuro justo do ponto de vista intergeracional. Partilhou as suas visões sobre o relacionamento com pessoas de diferentes idades e a criação de laços com as gerações passadas e as gerações vindouras. Com a ajuda de escritores literários, utilizaremos os seus contributos para criar histórias inspiradoras sobre futuros mais justos. Os resultados desta fase serão divulgados em breve, por isso fique atento.

Mais informações 

Ideias estratégicas: o que podemos fazer para concretizar as nossas visões?

A próxima fase do processo é constituída por «ideias estratégicas». Pensaremos em ideias e ações fundamentais que podemos empreender para concretizar as visões que construímos e partilhámos coletivamente. Junte-se a nós para decidirmos todos como criar, em conjunto, um futuro mais justo

Participe

Cocriação da estratégia: um processo liderado pelos cidadãos

Nesta última fase, convidamos os cidadãos que participam no painel de cidadãos europeus sobre equidade intergeracional a tirarem partido do trabalho realizado nas fases anteriores, apresentando simultaneamente novas ideias e explorando novos domínios que merecem atenção. A visão, as prioridades e as recomendações coletivas dos cidadãos contribuirão para as reflexões em curso em torno da elaboração da estratégia para a equidade intergeracional.

Por que razão é importante?

Sabia que

  • Menos de metade dos europeus considera que a sociedade é justa e equitativa (fonte: Eurobarómetro — 2022)
  • Os países com menores desigualdades relacionadas com a idade apresentam índices mais elevados de satisfação com a vida em geral (fonte: OCDE — 2020)
  • Os governos que conciliam as necessidades e os interesses das gerações atuais e futuras apresentam índices de confiança mais elevados (fonte: OCDE — 2023)

Convide os seus amigos a participar no debate

 

Equidade intergeracional

Partilhe a sua opinião e tenha impacto na elaboração de políticas